Untitled Document

Trilhas

Volta ao Morro das Aranhas – Costão do Santinho para os mais modernos

Sábado de sol em pleno agosto depois de um longo período de frio, foi o que bastou para jogar a preguiça em um canto e partir para um trekking no Costão do Santinho. Arrastei para aventura (que eu estimava em mais ou menos 1 hora, como normalmente faço as trilhas de bike, me perdi na estimativa) minha esposa Fábia e meu filho de 5 anos (quase 6). A trilha é bastante limpa (mérito ao pessoal do Costão do Santinho Resort) e não oferece grandes dificuldades para quem tem um condicionamento médio, mas não esqueça de levar água e algum tipo de alimento leve (fruta, barra de cereais, etc) e sempre vale o alerta para o cuidado com as cobras, principalmente nos meses mais quentes, por isso muita atenção. Observe os locais onde vai pisar e eventualmente apoiar a mão.
Paramos no último bolsão de estacionamento antes de chegar ao Costão do Santinho Resort, descemos em direção à praia e em seguida seguimos à direita em direção ao costão. O início da trilha da Ponta das Aranhas é bastante movimentado, inclusive alguns trechos tem escadas e passarelas, além da cobertura sobre as inscrições rupestres que dão o nome ao bairro. Existem também alguns totens com informações sobre as inscrições e alguns bancos para os mais contemplativos.
Não esqueça sua máquina fotográfica em casa porque o visual é maravilhoso, não é a toa que o Costão do Santinho atrai turistas do mundo inteiro, seja o visual do mar visto de cima do costão ou o contraste do verde do morro com o azul do céu, as combinações perfeitas para uma boa foto.
Tome cuidado com alguns penhascos e trechos molhados, use um calçado fechado e que tenha uma boa aderência.
Vale destacar nossa chegada a praia do Moçambique. Do alto acompanhamos vários surfistas esperando as melhores ondas, e um pouco mais distante do costão, o nado tranquilo de uma baleia franca (as baleias francas são presença constante no litoral de Santa Catarina).
O retorno é pela praia do Moçambique. Bem próximo ao costão existe um acesso às dunas e ao Caminho da Lomba do Ingá. Essa trilha passa essencialmente pelas dunas fixas que compõem o relevo da região, isto significa muuuuuuita areia. A mudança de cenário é radical, mas igualmente fascinante. O final da trilha é num estacionamento dentro do Costão do Santinho Resort. Vários pontos da trilha são sinalizados com pequenos totens assinados pelo Costão do Santinho.
Uma ótima opção de lazer com a família por um valor muito baixo. Vale a pena conhecer.

Boa caminhada (e pedalada também, apesar de ter que carregar a bike em vários trechos o desafio é válido. Recomendo fazer o roteiro em sentido contrário, assim as “subidas na areia” se transformam em “descidas na areia”. Use óleo especial na corrente que não grude areia ou deixe a corrente seca, isso vai economizar alguns reais em manutenção).

Luiz Peixoto

 
Volta ao Morro das Aranhas
   
5,7 km   1h30   132 m
Trilhas no costão e trilhas de areia fina
   
Médio   Média   1 a 105 m
Costão do Santinho / Moçambique
 
Estacione na R. Raul Pereira Caldas (bolsão de estacionamento antes de chegar ao Costão do Santinho Resort)
 
Mountain Bike Trekking    
           
   
Não disponível    
 

Automóvel / Bike:
Vindo do centro de Florianópolis, siga em direção ao norte da ilha pela SC 401, siga em direção aos Ingleses e em seguida Costão do Santinho.
 
 

Mapa de localização


Visualizar Santinho como chegar em um mapa maior

Mapa da trilha


index
Todos os direitos reservados a TrilhasBR - 2007/2009
...Trilhas BR... O mapa das melhores trilhas de Florianópolis ( Floripa ), e Santa Catarina - Mountain Bike ( MTB ) - Trekking - Enduro - Cavalgada Ecológica - Planilhas - Mapas - Coordenadas GPS - Visualização no Google Earth
TRILHAS
APRESENTAÇÃO
FOTOS
LINKS
DICAS
ANUNCIE AQUI
CONTATO
BLOG
Untitled Document
 

Últimos posts
do Blog